Caso consiga uma resposta positiva da entidade máxima do futebol, a Federação Bahiana vai consultar os clubes, que precisarão arcar com os custos
![]() |
(Foto: Thiago Pereira) |
Federação Bahiana de Futebol pretende usar árbitro de vídeo nas finais do Campeonato Baiano. A entidade oficializou o pedido à CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e agora aguarda uma resposta da Fifa, que é quem dá o aval para a utilização do recurso. O uso do VAR está previsto no regulamento da competição, que está na fase de semifinais.
A informação foi divulgada inicialmente pelo Jornal Correio* e confirmada pelo GloboEsporte.com. Em contato com a reportagem, Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF, relatou o passo a passo para implantar o árbitro de vídeo no Baianão.
- Primeiro passo, ter dispositivo no regulamento que prevê isso. Foi feito, e colocamos essa previsibilidade. Depois, oficializa-se o pedido à CBF, para que encaminhe à Fifa. Depois, busca uma empresa que faça, que tenha essa parte técnica, da produção de imagens – afirmou.
Caso consiga o aval da Fifa, o presidente da Federação vai procurar a empresa que detém os direitos do Campeonato Baiano para saber se há disponibilidade na cessão das imagens. Por enquanto, ainda não há conversas nesse sentido.
O passo seguinte é consultar os clubes, que precisam estar de acordo com o uso do VAR, afinal são eles que vão arcar com os custos. Essa quantia, que ainda não está definida, entrará no borderô como “despesa com arbitragem”, como revela Ednaldo Rodrigues. Os quatros clubes que disputam as semifinais serão consultados: Bahia, Bahia de Feira, Juazeirense e Vitória.
A FBF estuda uma forma de reduzir os custos das equipes envolvidas nas finais. Uma alternativa é repartir as despesas entre Federação, clubes e CBF.
- A CBF tem interesse em utilizar nas competições estaduais, até para praticar no futuro. Tudo é possível, se buscar essa divisão com todos os envolvidos – afirmou.
Vale lembrar que o Vitória foi um dos clubes que se posicionou contra a utilização do árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro em reunião na CBF. A entidade queria que os clubes assumissem os custos com o VAR, calculado em cerca de R$ 1 milhão, e a direção rubro-negra se opôs a essa condição. O Bahia foi a favor.
Em relação ao Campeonato Baiano, a FBF espera um posicionamento diferente do Vitória. Já que, como são apenas duas partidas, a despesa será bem menor.
Fonte:Globo Esporte
Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!