![]() |
AFP / Roslan RAHMAN |
O alemão Sebastian Vettel (Ferrari), vice-líder na disputa do mundial de pilotos, vai largar na terceira colocação ao lado do finlandês Valtteri Bottas (Mercedes).
Com a 79ª pole de sua carreira, Hamiltou deu um golpe de autoridade no circuito em que a Ferrari de Vettel entrou como favorita. O alemão foi o mais rápido nos treinos livres, mas acabou superado pelo britânico na última qualificatória.
Com um tempo de 1 minuto, 36 segundos e 15 milésimos, Hamilton foi três décimos mais veloz que Verstappen e seis décimos mais rápido que o tetracampeão do mundo alemão.
O britânico se mostrou eufórico ao descer de seu carro: "esta volta foi magnífica", afirmou. Hamilton fez a volta mais rápida do circuito de Marina Bay.
Hamilton derrubou em dois segundos o recorde da pista, que estava nas mãos de Vettel desde o ano passado. "É a volta mais épica que vi aqui", parabenizou Toto Wolff, chefe da Mercedes.
A sete corridas do final da temporada, o piloto de 33 anos pode consolidar sua vantagem de 30 pontos. A escuderia alemã tem 25 unidades de vantagem sobre a Ferrari no mundial de construtores.
O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) e o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) sairão respectivamente na quinta e sexta colocações do grid.
Vários pilotos, assim como Vettel na sexta-feira, tocaram o muro na curva 21, algo que levanta preocupações para a corrida de domingo. No ano passado, uma grande parte das esperanças de título do alemão evaporaram após batida com Verstappen e Raikkonen no circuito.
"Para nós, foi uma sessão classificatória um pouco desorganizada (...), mas não podemos fazer melhor do que o terceiro lugar", lamentou Vettel, que reclamou do excessivo tráfico da Q3.
Grid de largada do Grande Prêmio de Singapura de Fórmula 1:
1ª fila:
Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
Max Verstappen (HOL/Red Bull-Renault)
2ª fila:
Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)
3ª fila:
Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault)
4ª fila:
Sergio Pérez (MEX/Racing Point Force India-Mercedes)
Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari)
5ª fila:
Esteban Ocon (FRA/Racing Point Force India-Mercedes)
Nico Hülkenberg (ALE/Renault)
6ª fila:
Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault)
Carlos Sainz Jr (ESP/Renault)
7ª fila:
Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari)
Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari)
8ª fila:
Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda)
Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari)
9ª fila:
Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda)
Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault)
10ª fila:
Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes)
Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes)