Sebastian Vettel recolocou a Ferrari na ponta do grid e com direito a recorde de pista. O alemão voou na parte final da classificação para cravar a quarta pole-position da temporada 2018 em Montreal, palco de tradicional domínio de Lewis Hamilton
![]() |
| Sebastian Vettel sai da pole-position no Canadá (Foto: AFP) |
Quem mais se aproximou do tetracampeão ferrarista foi Valtteri Bottas. Melhor representante da equipe prateada, o finlandês ficou a apenas 0s093 do alemão para garantir presença na primeira fila do grid. Verstappen, que liderou todos os treinos livres, acabou mesmo em quarto e vai dividir a fila 2 com Lewis Hamilton. Kimi Räikkönen e Daniel Ricciardo completaram os seis primeiros em uma sessão que deixou nítido um grande equilíbrio entre as três principais equipes do grid. A diferença entre Vettel, o primeiro, e Ricciardo, o sexto, ficou em 0s352.
A F1 volta neste domingo, a partir das 15h10 (de Brasília), para o GP do Canadá, a sétima etapa da temporada 2018.
![]() |
| Romain Grosjean teve o motor estourado ainda no início (Foto: Reprodução/F1) |
Sebastian Vettel logo deu início à sua primeira tentativa de volta veloz e, em cima de pneus hipermacios, cravou 1min12s110. Mas aí o companheiro Kimi Räikkönen surgiu 0s060 mais rápido e assumiu a ponta provisoriamente. Atrás do alemão, Kevin Magnussen apareceu em terceiro, à frente de Pierre Gasly, Lance Stroll, Sergey Sirotkin, Brendon Hartley, Charles Leclerc e Marcus Ericsson.
Aí a sessão viu uma breve disputa entre os dois pilotos da Ferrari na ponta. Até que Räikkönen melhorou ainda mais com 1min11s725. Vettel aparecia 0s099 mais lento. Valtteri Bottas era o quarto, com Esteban Ocon em quinto. Lewis Hamilton, enquanto isso, cometeu um erro durante a primeira tentativa de giro cronometrado e teve de tirar o pé depois de uma escorregada antes da entrada do hairpin. Assim, o inglês só conseguiu uma volta mais limpa na sequência, completando em quinto. Nesta altura, Max Verstappen era o quarto. O top-10 tinha ainda Ocon, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Nico Hülkenberg.
Mas o holandês passou por um susto com Marcus Ericsson. O sueco bateu no muro e chegou a acertar o #33 de leve. A sessão acabou ali para o piloto da Sauber.
Já na zona da degola, o piloto da casa, Sroll, vinha em 16º, à frente de Leclerc, Sirotkin e Ericsson. Quem seguia na bolha era Fernando Alonso. Mas o espanhol conseguiu escapar da primeira eliminação, assim como o companheiro Vandoorne.
Nos minutos finais, Stroll errou na freada da última curva e não teve como tentar entrar no Q2, sendo limado imediatamente. Sirotkin também não melhor sorte. Quem também saiu foi Gasly. Ericsson e Grosjean ficaram com a última fila.
O TOP-3 EM ESTRATÉGIAS DIFERENTES
![]() |
| Daniel Ricciardo liderou o Q2 (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool) |
Neste cenário, Verstappen se pôs mais veloz novamente. O holandês veio em uma volta limpa para estabelecer 1min11s472. Bottas foi quem mais se aproximou nesta fase, apenas 0s042 mais lento. Vettel foi 0s052 pior e Räikkönen, 0s148 de diferença. Quem ficou mais longe foi Hamilton - 0s268 mais lento. Uma vez mais, ficou nítido o enorme equilíbrio entre as três ponteiras, apesar da distinta escolha de pneus.
A parte final do Q2 ainda viu Vettel, Räikkönen, Bottas e Hamilton saírem com os compostos hipermacios, mas ninguém melhorou suas marcas. Quem deu um passo à frente mesmo foi Ricciardo, que saltou de sexto para primeiro, com 1min11s434.
Hülkenberg também conseguiu uma boa volta no fim para se colocar em sétimo. Sainz, Ocon e Pérez também foram capazes de assegurar a classificação para o Q3. Enquanto isso, Magnussen, Hartley, Leclerc, Alonso e Vandoorne acabaram limados.
QUEM TEM MAIS GARRAFA VAZIA
A terceira e última fase da classificação viu as Mercedes abrirem a contagem. Com três parciais perfeitas, Bottas se colocou na ponta, com 1min10s857 - o melhor tempo do fim de semana até aquele momento. Räikkönen se colocou em segundo, seguido de Hamilton. Mas aí Vettel passou ainda melhor: 1min10s776.
Aí a Red Bull mandou seus dois pilotos, mas a velocidade das duas primeiras fases da classificação não apareceu. Ricciardo fez apenas o sexto tempo, enquanto Verstappen foi quarto. Dessa forma, a ordem após as primeiras tentativas era: Vettel, Bottas, Räikkönen, Verstappen, Hamilton, Ricciardo, Hülkenberg, Sainz, Ocon e Pérez.
Com menos de um minuto para o fim, todo mundo abriu a derradeira volta rápida em Montreal. Räikkönen já errou de cara e teve de tirar o pé. Hamilton ainda passou em terceiro, mas acabou perdendo a posição para Verstappen. Enquanto isso, Vettel acertou um belo giro para a assegurar a posição de honra do grid. Bottas passou pertinho, a 0s093, garantindo a primeira fila.









Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!