![]() |
| Foto: Divulgação/Última Divisão |
Entra ano sai ano todo início de pré-temporada é a mesma coisa: especulações, contratos, compra e vendas de jogadores fazem ferver o mercado e a mente dos torcedores. Nos últimos anos uma dessas especulações tem se tornado uma verdadeira novela que ao que parece terá seu final ao término dessa temporada, Arsene Wenger finalmente pode estar se despedindo do Arsenal.
Contratado no final de 1996, naquela que, com suas palavras diz ser “ a equipe da minha vida” Wenger veio a se tornar uma lenda para o clube londrino, sendo admirado por gerações de torcedores.
Ao longo dos anos, tanto torcedores quanto a crítica especializada trataram de apelidar o jogo dos Gunners de boring football ou “futebol tedioso” Wenger mudou isso e trouxe de volta a glória e prestígio o qual o clube de Londres não estava mais acostumado.
Sua chegada impôs um novo estilo técnico-tatico baseado em um 4-4-2 bem postado em comparação com o velho kick and rush que os ingleses estavam acostumados.
Os títulos foram questão de tempo e logo em sua primeira temporada o técnico venceu a Copa da Inglaterra e o Campeonato Inglês se tornando o primeiro técnico não-britânico a conquistar a Premier League. Wenger venceria o cameponato mais duas vezes nas temporadas de 2001/2002 e 2003/2004 (este de forma invicta). Montou, aquele que é para muitos, o melhor time do Arsenal de todos os tempos o qual o torcedor traz com prazer na memória: Lehmann, Lauren, Campbell, Kolo Touré e Ashley Cole; Patrick Vieira, Gilberto Silva, Pirés e Ljungberg; Bergkamp e Thierry Hanry.
Mas talvez o maior legado que o francês possa deixar será a modernização do clube tanto na estrutura física quanto financeira. O Highbury foi a casa do Arsenal por mais de 90 anos, mas Wenger enxergou um potencial para ir além. Apesar de adorar a antiga casa, ele lutou pela construção de um novo estádio, batizado com o nome de uma empresa aérea em 2006 como forma de amortizar a dívida de 390 milhões da obra. O Emirates com capacidade para 60mil pessoas, marcou uma nova era do clube, de faturamentos recordes.
Porém nos últimos anos o técnico se viu cercado por incertezas e o nervosismo que vinha das arquibancadas. Apostas erradas em jovens jogadores e a indecisão diante do mercado trouxe um período de seca enquanto o clube via seu arqui-rival Chelsea tomar seu lugar como grande clube de Londres, fato que fez com que muitos pedissem a cabeça do técnico.
O fato é que o futuro do francês divide opiniões, mas não há dúvidas de que sua contratação foi determinante para o clube. Resta saber se realmente a novela acaba nessa temporada ou se haverá próximos capítulos.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece nos esportes em tempo real? Então curta nossas páginas no Facebook (facebook.com/atividadeesportenews) e Twitter (twitter.com/ativi_esp_news).
Quer anunciar na Atividade Esporte News? Entre em contato com a nossa equipe no email atividadeesportenews@gmail.com e solicite uma proposta.







Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!