![]() |
(Foto: divulgação) |
Nesta terça-feira, a IAAF (Associação internacional de Federações de Atletismo) anunciou que sete atletas russos poderão participar das próximas competições da modalidade. Com a suspensão do país europeu da Federação desde 2015, os atletas participarão dos próximos eventos sob bandeira neutra. Ao todo 17 aplicações para participação foram negadas – e mais de 100 ainda precisam ser analisadas.
Recentemente, a IAAF anunciou que a Rússia permaneceria fora do Mundial de Londres, que acontece em agosto deste ano. Contudo, há dois meses, Rune Andersen, membro da equipe de inspeção da IAAF, não descartou a possibilidade de atletas do país participarem das próximas competições. “Nós fizemos tudo que podemos para separar o regime dos atleta individualmente”, afirmou.
Atualmente, 12 atletas russos têm o direito de participar de competições internacionais. Os sete mais recentes ainda têm aprovação sujeita às formalidades de elegibilidade de sua própria norma e à aceitação dos organizadores de competições.
Para o presidente da IAAF, o britânico Sebastian Coe, “não pode haver limitações de tempo em um processo que foi estabelecido para resguardar os direitos e aspirações dos atletas limpos do mundo”. Segundo ele, “é uma questão de reconstruir a confiança na competição. ”
Entenda
Em novembro de 2015, iniciou-se uma investigação antidoping envolvendo a equipe russa de atletismo após denúncia de que medalhistas do país foram dopados por autoridades locais. Na época, o país foi suspenso provisoriamente e, após um processo de quase um mês, a equipe estava completamente fora da IAAF.
Hoje, atletas russos recorrem pelo direito de competir.
Fonte:Gazeta Esportiva
Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!