![]() |
| Luta entre o irlândes Michael John Conlan e o russo Vladimir Nikitin foi uma das polêmicas no boxe (Foto: Yuri Cortez/AFP) |
Após diversas polêmicas nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) decidiu, nesta quarta-feira, que irá afastar alguns dos árbitros da competição de boxe nas Olimpíadas.
O motivo destacado pela AIBA é que os juízes tomaram algumas decisões controvérsias durante a competição. A Associação reconheceu o erro e afirmou que está investindo na capacitação dos árbitros durante este período de mudanças de regras no boxe amador. No entanto, a entidade afirmou que não irá mudar o resultado de nenhuma das lutas já concluídas até aqui.
A principal regra mudada que vem gerando controvérsias é a de pontuação nos combates. Nas Olimpíadas anteriores, cada golpe encaixado do pugilista em seu adversário contabilizava um ponto, que ia sendo marcado e exposto para o público no decorrer da luta. A partir dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a pontuação leva em conta a nota de cinco jurados, que são sorteadas aleatoriamente por um computador até sobrarem três, que definirão o resultado de cada round. O vencedor ganha 10 pontos, enquanto o perdedor um número menor. Os critérios avaliados são qualidade dos socos, combatividade efetiva e superioridade tática. As novas medidas foram feitas visando uma maior aproximação ao boxe profissional, assim como foi feito na decisão de tirar a proteção do rosto dos pugilistas para a disputa da competição.
O estopim para a medida da AIBA foi a luta entre o irlandês Michael Conlan e o russo Vladimir Nikitin, nas quartas de final da categoria peso-galo (até 56 kg). Nikitin venceu o combate por decisão unânime dos árbitros, enquanto muitos especialistas julgaram que Conlan teria sido o ganhador com uma boa vantagem, o que gerou uma grande revolta do pugilista da Irlanda, que ironizou a AIBA em sua rede social e afirmou que os árbitros destruíram seu sonho de medalha.
Outra controvérsia da arbitragem foi a vitória do russo Evgeny Tishchenko sobre o cazaque Vassiliy Levit, na final da categoria peso pesado (até 91 kg). O pugilista da Rússia foi vaiado pelo público após a divulgação do anúncio de que teria ganhado por decisão unânime da arbitragem.
Fonte:Gazeta Esportiva







Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!