![]() |
| COI decidiu não banir a Rússia do Rio 2016 (Foto: Fabrice Coffrini/AFP) |
A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de manter a Rússia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, à exceção do atletismo, segue repercutindo. Quem se pronunciou agora foi o chefe da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos), Travis Tygart, que não ficou nada satisfeito com a decisão.
Apesar de não banir a Rússia, o COI passou a responsabilidade de decidir se os atletas russos poderão ir aos Jogos para as federações de cada modalidade. Para Tygart, isso foi um erro, que expressa a falta de liderança da entidade.
“Infelizmente, como resposta ao mais importante momento para a integridade dos Jogos e para os atletas limpos, o COI se omitiu em assumir a liderança decisiva. A decisão sobre a participação russa e a confusão deixada sobre isso é uma mancha significativa nos direitos dos atletas limpos”, declarou Travis.
Além disso, o COI decidiu barrar Yulia Stepanova de ir ao Rio 2016. Apesar de representante do atletismo, a russa foi a responsável pela denúncia do escândalo de doping do país. Para o chefe da Usada, isso pode evitar que outros esportistas queiram expor novos casos.
“A decisão de refutar a entrada dela nos Jogos é incompreensível e contrária aos precedentes do CAS (Corte Arbitral do Esporte). Essa situação vai, sem dúvida, inibir delatores de seguirem adiante no futuro”, finalizou Tygart.
Fonte:Gazeta Esportiva







Postar um comentário
Atividade Esporte News
Seu comentário é sempre bem vindo!
Comente,opine,se expresse! este espaço é seu!