Barcelona não teve vida fácil contra Cartagena, da 3ª divisão
Foto: Getty Images

O primeiro passo do Barcelona na Copa do Rei não foi nada fácil. Diante do modesto Cartagena, fundado em 1995 e que disputa a terceira divisão do futebol espanhol, o técnico Gerardo Martino optou por dar chance a reservas e levou um susto no Estádio Cartagonova ao sair perdendo no começo do jogo. O talismã Pedro Rodríguez, porém, chamou a responsabilidade e sacramentou a virada por 4 a 1.
Sem contar com o lesionado Lionel Messi e os poupados Xavi, Andrés Iniesta e Neymar, o Barça começou o jogo apostando na velocidade de Alexis Sánchez, mas demonstrando desorganização defensiva. O jovem Marc Bartra formou dupla de área com Carles Puyol, enquanto o lateral esquerdo Adriano foi improvisado na direita. Jordi Alba seguiu como titular na ala oposta.
Logo aos 16min, o confuso sistema defensivo foi castigado. O centroavante Fernando foi lançado nas costas dos zagueiros e aproveitou indecisão do goleiro Pinto para abrir o placar e fazer a festa dos torcedores locais. Enquanto isso, o goleiro Limones tinha trabalho para segurar o desfalcado, mais ainda poderoso, ataque do time catalão.
A pressão do Barcelona seguia aumentando e surtiu efeito aos 37min quando Cesc Fábregas serviu na medida e Pedro anotou o primeiro dele no jogo. Seis minutos depois, o Barcelona mostrou que havia acordado em campo e chegou à virada. Adriano apareceu bem no campo de ataque e cruzou de perna direita para Fábregas pegar de primeira e balançar as redes.
Pedro assumiu a responsabilidade com as ausências de Messi, Neymar, Xavi e Iniesta e foi o cara do jogo

Limones permanecia como grande personagem da partida, principalmente nos duelos contra Alexis. Depois de tanto desperdiçar chances, o chileno resolveu trabalhar como garçom e acionou Pedro aos 30min para partir em velocidade, passar pelo goleiro e tocar para o fundo do gol vazio.
A bela atuação do camisa 7 ainda teria mais um capítulo nos acréscimos do jogo. Pedro arriscou da entrada da área e a bola explodiu na trave. No susto, o jovem atacante camaronês Jean Dongou aproveitou o rebote e transformou a vitória em goleada. Com larga vantagem, o Barcelona aguarda o dia 18 para confirmar a classificação para as oitavas de final diante de sua torcida, no Camp Nou.
Confira os resultados desta sexta-feira pela Copa do Rei:
Lleida Esportiu 1 x 2 Betis
Villarreal 2 x 2 Elche
Algeciras 1 x 1 Real Sociedad
Racing Santander 0 x 1 Sevilla
Cartagena 1 x 4 Barcelona
Valladolid 0 x 0 Rayo Vallecano
Gazeta EsportivaGazeta Esportiva